5 técnicas de corrida fundamentais

Olá futuro corredor, tudo bem com você? Hoje vamos conversar um pouco sobre corrida e quais são as 5 técnicas fundamentais que podemos utilizar para você que é ou está querendo se tornar um bom corredor.

Aceita seguir essa jornada de leitura comigo? Então vamos nessa!! 

Existem diversas técnicas que são utilizadas na hora da corrida, mas iremos conversar  especialmente com você que está iniciando hoje sua corrida e não sabe o que fazer. Primeiramente, o que deve ser feito para começar a correr? – É simples, professor, eu saio correndo!! Será mesmo que eu devo só sair correndo?

Existe um diferença enorme em CORRER e SAIR CORRENDO. Quando eu corro, eu utilizo uma técnica  de conscientização corporal, coordenação motora dos braços e pernas, ritmo de corrida, etc… Quando eu simplesmente saio correndo o próprio nome já diz tudo né?!

Por isso, trouxemos 5 passos fundamentais para que você comece a correr com segurança, vejamos: 

1° Passo: Aquecimento 

O aquecimento é de suma importância para o corredor antes da corrida, nele conseguimos   “aquecer a máquina’’ que é o nosso corpo. Através dele iremos lubrificar  nossas articulações, aumentar nossa temperatura corporal, ativar nossa musculatura e deixar o nosso corpo mais aquecido para a prática que virá em seguida. Tudo isso, é claro, com intuito de prevenir lesões durante seu treino.

 

 2° Passo: Treino Técnico

O Treino técnico, também conhecido por “exercício educativo”, é inicialmente o violão de muitos, simplesmente porque quase ninguém faz e ele acaba sendo muito negligenciado antes da prática da corrida. Se você nunca fez treino técnico ou não sabe o que é, te convido a ver alguns vídeos técnicos nos quais podemos identificar do mais simples ao mais complexo. 

1) Treino técnico para Braços – Clique Aqui!
2) Exercício Dribling – Clique Aqui!

3) Exercício Skipping Alto – Clique Aqui!
4) Exercício Kick Out – Clique Aqui!
5) Treino Técnico na Prática –  Clique Aqui!

Esses são alguns exercícios educativos que, feitos passo a passo e com bastante cuidado, irão te ajudar a ter uma melhora significativa na tua corrida. Agora atente-se de executá-los com cautela. 

 

3° Passo: Reforço muscular

Logo após ser feito o aquecimento e o treino técnico, vem o protocolo de reforço muscular que é realizado em poucos minutos com alguns exercícios para fortalecer a sua musculatura das pernas, abdômen e panturrilhas, com intuito de deixá-los mais fortes para suportar certos impactos da pista.

 

 4° Passo: Filmagem da mecânica da corrida

A filmagem da sua mecânica de corrida é um ponto principal e deve ser feito antes de você iniciar a prática da corrida por um simples detalhe: Identificar pontos importantes.

Como por exemplo:

1) Qual é seu tipo de pisada predominante;
2) Se os seus joelhos estão flexionados ou estendidos durante a aterrissagem;
3) Inclinação do seu tronco;
4) Posição dos seus braços;
5) Forma que está posicionado sua cabeça;

“E como eu consigo identificar esses pontos, professor?”

Simples, confira na imagem abaixo:

 

5° Passo: Correr ou sair correndo?

Logo após serem feitos todos os passos anteriores, você acha que corre ou sai correndo? Essas estratégias são utilizadas com intuito de fazer com que você tenha um início de jornada do absoluto zero na corrida e consiga correr seus primeiros quilômetros com a maior segurança possível. Evitando que você sofra lesões logo de cara.

Por isso, aqui na Go Runners, faremos todo um passo a passo, com a máxima cautela para você. Então eu te pergunto mais uma vez:

Você corre ou sai correndo?

 

6° Passo: Alongamento

Assim que você termina a corrida é feito o alongamento, de forma que relaxe a sua musculatura do esforço que foi feito durante a corrida, com intuito de prevenir lesões e fadiga na musculatura e te prepare para um próximo treino.

Gostou do nosso passo a passo da corrida?

Aqui listamos apenas 5 técnicas de corrida fundamentais, agora te convido a visitar nosso site e conferir toda nossa metodologia. Obrigado por ter chegado até aqui, espero que você tenha gostado da leitura e seja bem vindo a Go Runners!

Saudações. Prof.  Rodrigo Araújo
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2019-06-26T13:55:25+00:00