Quer aprender como correr? Entenda o que é preciso ser feito!

Aprender a Correr pode ser simples, mas não necessariamente será fácil. Os benefícios da corrida são inúmeras, e tenho convicção que se beneficiará de todas se realmente aprender a técnica ideal da corrida.

Antes de te falar sobre os 5 passos de como aprender a correr, gostaria de dizer que a intenção da nossa Escola de Corrida é justamente te ensinar todos os macetes dessa modalidade que não para de crescer no Brasil e mundo afora.

Por causa deste crescimento, considerado por mim, “desordenado” que apresenta-se os grandes problemas da modalidade, pois a grande maioria das pessoas correm sem orientação específica de um Professor ou de uma assessoria esportiva para se preservar dos grandes riscos da corrida, as lesões.

Fica o alerta: sete em cada dez corredores se lesionam!

O objetivo deste artigo é justamente te mostrar os primeiros passos em busca da eficiência da sua participação na modalidade.

São  5 passos para você aprender a correr com maior segurança:

  1. Procure por um Médico;
  2. Busque por um Profissional especialista ou uma assessoria esportiva de corrida;
  3. Acredite em todos os ensinamentos sem misturar informações;
  4. Faça os exercícios técnicos de corrida;
  5. Seja fiel a palavra “evoluir”.

No decorrer da minha escrita, vou detalhar, com total cuidado, item por item, e desta forma você vai entender claramente qual é a minha intenção em sugerir este 5 passos.

1. Visite o Médico Obrigatoriamente

Imagine você sedentário, com sobrepeso, e sem fazer um check up nos últimos anos; como está seu coração? como está seu organismo? o que vai acontecer com seu corpo ao ser exposto ao mínimo esforço possível?

É por isso que sugiro a visita ao Médico, inicialmente. Torna-se fundamental passar por testes clínicos iniciais para saber como seu organismo se encontra. Será um grande alívio para você, inclusive.

Já vi casos de pessoas descobrirem pressão alta, por exemplo, e mesmo assim iniciarem com a corrida, pois o médico passou a medicação necessária para que o corredor iniciante pudesse se beneficiar da modalidade para posteriormente deixar de tomar o remédio, já que o exercício tratou de ajudar a estabilizar a enfermidade.

Portanto, vá ao médico. Sugiro ir direto para um Cardiologista.

2. Corra Atrás da Orientação Certa

Imagine a cena: você passa mal e precisa se dirigir para o hospital. Chegando lá, o primeiro atendimento percebe que o seu problema está relacionado ao coração… Pergunto: “Qual o médico especialista nesse caso?

Ou seja, se você entendeu que o Cardiologista é o especialista indicado para solucionar a simulação acima, você precisa entender que, para começar em qualquer modalidade esportiva, e na corrida não é diferente, você precisa procurar o Profissional de Educação Física especialista em Corrida ou então uma Assessoria Esportiva especializada.

Lembra minha citação no início deste artigo:

 “Correr pode parecer simples, mas não necessariamente é fácil”

Pois é, me impressiona ver o quanto as pessoas se surpreendem com os simples ensinamentos da modalidade os levando para resultados mais rápidos, sem atropelar etapas e sem se expor a riscos de lesões.

O especialista em corrida, por meio de uma filmagem inicial, saberá entender o que sua mecânica corporal pode fazer e quais as mudanças necessários para você ter mais conforto ao correr, ele entende qual ritmo/velocidade é melhor para você começar, vai sugerir o tênis mais adequado para utilização inicial, explicará a relação da respiração com a intensidade do treino, enfim.

Se o problema é no coração e for indicado um médico neurologista a cura do problema não dará certo. Se você deseja aprender a correr não será em uma academia de ginástica que você terá a orientação necessária. A não ser que lá tenha um especialista.

Você precisa buscar uma Escola de Corrida (clique para conhecer a nossa) para ter a melhor orientação para o seu caso específico.

3. Acredite, Não Misture Informações

É muito comum você começar a ler sobre corrida paralelamente ao seu início de jornada. E ao se apaixonar, com o tempo, vai querer ler mais mais sobre.

Também é muito comum tu começar a questionar os ensinamentos que lhe são passados: “mas eu li que….” e muitas vezes é deixado de lado o conhecimento do especialista contratado para te ajudar porque você “leu que….”.

É exatamente aí que começam os seus problemas!

Eu tenho 42 anos e se você tiver minha faixa etária vai lembrar da propaganda da Neston: “existem mil maneiras de preparar Neston, invente uma”, lembra? Não?! Então clica aqui para ver esse que era um clássico dos anos 80 e 90 nos intervalos de telejornais e novelas da época.

Citei esse comercial para te dizer que “existem mil maneiras de elaborar uma planilha de corrida”, e que cada professor tem a sua maneira de fazer isso.

Isto é, existe uma lógica, uma vivência por trás da prescrição que o autor/professor experimentou e obteve resultados, e se você confrontar com outros ensinamentos pode ser, e quase sempre é, que você não tenha resultado de nenhum devido a esta mistura de ciências distintas.

Que fique claro, procure por um profissional que você tenha afinidade pela pessoa, principalmente, e pela sua metodologia. Acredite nela e confie até chegar seus primeiros resultados. Foque nisso e verás que valeu a pena!

4. Exercícios Técnicos de Corrida

Também conhecidos por exercícios “educativos de corrida”, os exercícios técnicos são responsáveis por “lapidar” a mecânica da sua corrida, são responsáveis por tornar você mais eficiente ao correr. Se você não conhece, clique aqui para ver um tipo de exercício.

Considerados por muitos um treino “chato”, é negligenciado pela maioria dos corredores.

Eu até entendo o porquê, pois muitas vezes não é adequado a forma como é passado esse treinamento, por exemplo: é um exercício de complexidade alta muitas vezes e o iniciante não tem coordenação nem força para executar, o que leva a pessoa ficar constrangida.

Nós como professores temos o dever de não constranger nenhum Aluno na frente dos outros. Temos a missão de simplificar tais exercícios para uma compreensão fácil e de execução simples.

Se por um acaso alguém tentar te convencer a não necessidade deste treino, você vai salientar as seguintes melhorias para a pessoa – “O treino Técnico é importante por…”:

  1. Melhora da consciência corporal;
  2. Aumento da amplitude da passada;
  3. Aumento da freqüência da passada;
  4. Maior eficiência mecânica durante a corrida;
  5. Fortalecimento muscular;
  6. Melhora da postura.

Fonte: Curso Marathon da VO2PRO

A consequência de todos estes benefícios você pode conferir na imagem abaixo.

5. Seja Fiel a Palavra “Evoluir”

“passar por processo gradual de evolução ou transformação… executar evoluções, movimentos, deslocamentos graduais e harmônicos”.

Esse é o significado da palavra Evoluir em pesquisa feita por mim no Google como primeiro resultado na busca, no dia 16 de maio de 2019, quando digitei “evoluir significado”.

Olha… sinceramente? Eu nunca vi algo tão certeiro para a modalidade corrida de rua como o significado dessa palavra, impressionante.

Quando eu tenho que explicar corrida eu sempre coloco o conceito Evoluir como forma de esclarecimento da necessidade desta modalidade.

Leia comigo, “escute”:

Processo gradual de evolução ou transformação

Executar evoluções, movimentos, deslocamentos graduais e harmônicos

Agora repita em voz alta, forte:

PROCESSO GRADUAL E HARMÔNICO

Desculpas quem não acredita nisso, mas corrida é exatamente isso!

Você precisa respeitar essa modalidade que lesiona bastante, e só conseguirá isso se levar ao pé da letra esse conceito acima.

Procure por uma Metodologia “Passo a Passo” para tirar você do absoluto zero com a absoluta segurança, respeitando completamente seu condicionamento físico atual, pois só assim você terá os benefícios da corrida para contribuir com sua Qualidade de Vida.

A vantagem de correr bem orientado é saber que você é único e que os seus sonhos guiarão e serão respeitados em sua nova jornada como corredor!

Convido você a conhecer o nosso site da Go Runners – Escola de Corrida para você ter como parâmetro quando for buscar um atendimento especializado.

Caso você simpatiza conosco, seja muito bem vindo (a)!

2019-06-17T14:50:18+00:00