Entenda os benefícios da corrida para saúde

A corrida é um dos esportes mais democráticos que existem. Muitas pessoas ainda não se deram conta dos inúmeros benefícios que a corrida traz para o corpo e  mente. O principal benefício para quem pratica a corrida regularmente é o aumento da longevidade, sendo também um dos melhores exercícios para a saúde do coração.

O atual formato da vida moderna, com excesso de demandas e complexidade de funções, exige-nos uma busca incessante por qualidade de vida e a corrida funciona como verdadeiro elixir para tal intento.

Estudos mostram que exercícios aeróbicos pode ser tão eficaz quanto os antidepressivos, no caso de depressão leve a moderada. Em alguns países sessão de corrida é incluída como tratamento de primeira linha para pessoas depressivas

Quem corre pode estar em contato com a natureza livrar-se do estresse e sentir-se mais feliz.

Entretanto, a atividade de correr, por mais simples e intuitiva que pareça, não pode ser isenta de acompanhamento e orientação, posto que o risco de lesão física e cardiovascular está indiscutivelmente presente.

Além disso ainda existem muitos benefícios para te convencer a começar hoje mesmo a praticar essa atividade.

  • Felicidade Instantânea
  • Perda Calórica significativa
  • Fortalecimento Ósseo e Articular
  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora os níveis de colesterol
  • Reduz os níveis de infarto
  • Diminui o risco de câncer
  • Liberação de Endorfina durante a atividade
  • Melhora a memória e o raciocínio
  • Combate ansiedade e depressão

 

FELICIDADE INSTANTÂNEA

Além de liberar endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade, a paixão pela corrida pode melhorar sua relação consigo mesmo e causar uma notável diferença na sua atividade ao longo do dia.

Estudos também mostram que a corrida protege contra ansiedade e depressão.

PERDA CALÓRICA SIGNIFICATIVA

Correr regularmente queima calorias tanto durante o período que se pratica o exercício quanto depois, isso acontece por causa do excesso de consumo de oxigênio pelo organismo.

FORTALECIMENTO ÓSSEO E ARTICULAR

Pesquisas já comprovaram que a corrida é benéfica para os joelhos por que o movimento acentuado dos ossos aumenta a produção de massa óssea, e pode ajudar a impedir a perda óssea relacionada a idade.

MELHORIA DA QUALIDADE DO SONO

A  corrida é um potente aliado para a melhora das condições de sono. Com a prática regular da corrida, você pode se beneficiar dos efeitos fisiológicos, que contribuem para que tenha uma noite de sono tranquila e repousante.

Como consequência você não terá mais sonolência durante o dia, aumentando sua disposição, autoestima, além de benefícios para pulmões, coração, enxaqueca, ossos, cabeça, pressão arterial, peso, colesterol, rins, articulações, músculos e combate ao estresse. 

MELHORA OS NÍVEIS DE COLESTEROL

O colesterol , tem um papel muito importante no funcionamento de nosso organismo. Ele produz hormônios e auxilia na circulação do sangue, e é necessário para constituir células saudáveis. Quando seus níveis estão altos podem obstruir suas artérias, dificultando a passagem do sangue para os órgãos essenciais como cérebro e coração.

Várias são as causa para uma alteração do colesterol, entre eles podemos citar a obesidade, diabetes descontrolada, hipotiroidismo, doença renal, alimentar desequilibrada, excesso de bebidas alcoólicas, sedentarismo e tabaco.

O exercício aumenta a produção da enzima LPL (lipoproteína lipase), que fica nas paredes dos vasos sanguíneos, no coração, nas gorduras e músculo. Ela destrói os triglicerídeos e impede que as gorduras acumulem nas paredes das artérias.

REDUZ OS NÍVEIS DE INFARTO

Um novo estudo, divulgado pela American Heart Association (Associação Norte-americana do Coração), mostrou que existe uma solução simples, mais barata e efetiva na redução do risco de um infarto – praticar exercícios físicos.

A análise feita com mais de 500 mil indivíduos britânicos teve um acompanhamento de seis anos, em média, com os participantes para verificar o impacto das atividades físicas na saúde do coração de todos. Como resultado, os altos níveis de exercícios cardiorrespiratórios, ou aeróbicos, como as corridas, estavam associados a uma redução de 49% no risco de doenças coronarianas, como o infarto.”

DIMINUI O RISCO DE CÂNCER

Um estudo publicado no JAMA Internal Medicine demonstrou que, juntamente a outros benefícios para a saúde, a atividade física reduz o aparecimento de 13 tipos de câncer. O mais interessante: esse potencial benefício se mantém mesmo quando o indivíduo apresenta sobrepeso.

Os pesquisadores analisaram 1.44 milhão de pessoas sobre o hábito do exercício, quantidade de horas praticadas e intensidade. A conclusão foi que atividade física moderada ou intensa diminui a incidência de câncer de mama, pulmão, cólon (intestino), fígado, esôfago, rim, estômago, endométrio (útero), medula óssea, sangue, cabeça e pescoço, reto (intestino) e bexiga.

 LIBERAÇÃO DE ENDORFINA DURANTE A ATIVIDADE

Por mais exaustivo e cansativo que seja o treino, os corredores, logo após terminarem o exercício, sentem uma sensação de alegria. Isso também se explica cientificamente.

Um estudo recente da Universidade de Bohn, na Alemanha, analisou o cérebro de 10 corredores antes e depois de uma corrida de duas horas de duração. Imagens captadas da região mostraram áreas ligadas à emoção que foram ativadas por causa da liberação da endorfina. Os participantes da pesquisa relataram ainda que, após o término da atividade, sentiram um aumento de euforia e de bem-estar.

“A corrida ajuda sim na liberação de endorfina, principalmente por ser uma atividade aeróbica. Após 30 minutos de atividade o corpo começa a liberar este hormônio, que está ligado à sensação de prazer por causa da ação cerebral.”, comenta Staduto.

 MELHORA A MEMÓRIA E O RACIOCÍNIO

Os neurônios são produzidos pelo cérebro  durante toda a vida e apenas uma atividade até o momento, mostrou colaborar com esse desenvolvimento: os exercícios aeróbicos. Essas células nascem no hipocampo, região do cérebro relacionada a aprendizagem e memória. O exercícios aeróbico praticado por cerca de 30 a 40 minutos novas células cerebrais estão nascendo e auxiliando nossa memória. Além disso o aumento do fluxo sanguíneo na região frontal está associada a concentração e foco.

Outra grande descoberta publicada na revista científica Nature Medicine aumentou a esperança para a cura do Alzheimer. Essa pesquisa mostrou que o hormônio produzido durante exercícios físicos, a irisina, pode ser eficaz para reverter os efeitos do Alzheimer.

Não resta dúvida que a corrida como exercícios aeróbico beneficia a memória, concentração e o foco!

COMBATE A ANSIEDADE E A DEPRESSÃO

Depressão é assunto sério! De acordo com um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com a doença aumentou 18,4% nos últimos dez anos.

A prática da corrida atua como uma proteção a algumas das causas da depressão e ainda contribui para a recuperação de pessoas com a doença.

Ao correr, diversos neurotransmissores são liberados em nosso cérebro, causando a sensação de bem-estar e relaxamento. Entre essas substâncias estão a endorfina (que traz alegria e satisfação) e a dopamina (que age como tranquilizante e diminui a ansiedade). “É praticamente um remédio contra a depressão, só que melhor, pois não há efeito colateral”, afirma Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. 

Para ter esses benefícios, é recomendado fazer atividades moderadas pelo menos três vezes por semana, por 20 minutos ou mais. Esse é o tempo mínimo necessário para a liberação dos neurotransmissores. Porém, quanto maior for o treino, maior será o efeito.

Realmente  é uma sucessão de benefícios que irão proporcionar uma vida mais saudável. E lembre-se, antes de iniciar a corrida procure uma assessoria esportiva  com profissionais habilitados só assim treinará com segurança e eficiência!

2019-06-17T15:42:53+00:00